Como podem ver, o material do blog está bem diversificado, hoje venho compartilhar com vocês uma das minhas paixões mais antigas: A história. Reis e rainhas me fascinam, acho bem interessante e perco horas pesquisando e me aprofundando na história.


    Hoje vamos falar de uma rainha que é demais, ninguém mais que Maria Antonieta (1755-1793), você com certeza já deve ter ouvido falar dela.Há um filme sobre essa rainha interessante, conhecida como "Rainha da Moda"  para vocês compreenderem melhor o filme,vou contar um pouco da história dela.E no fim eu vou falar sobre o filme e o que eu achei.



    Conhecida por seus vestidos deslumbrantes e por fazer moda, a Rainha da França veio da Áustria,ela nasceu em Viena, no dia 2 de novembro de 1755.Era a caçula da Imperatriz Maria Teresa de Habsburgo e de Francisco Estêvão de Lorena, Imperador do Sacro Império Romano Germânico. Em 1770, aos 14 anos se casou com o delfim francês Luiz Augusto, o casamento foi planejado por sua mãe para trazer uma aliança política favorável entre a França e a Áustria, mas havia um problema, o casamento demorou 7 anos para ser consumado (eles dormirem juntos e vocês sabem o resto) o marido aparentemente não conseguia chegar ao finalmente com Maria Antonieta, a mesma sofreu pois não era bem aceita na corte francesa onde a chamavam de “A Austríaca” e outros nomes difamatórios, e para piorar a situação sua cunhada deu à luz a um menino, um herdeiro, Maria Antonieta sofria com a pressão da mãe que a culpava pelo marido não ter desejo por ela, dizendo que a mesma era incompetente e incapaz de                                                                     seduzir o marido.




 Em 1778 Maria Antonieta dá à luz a uma menina, que recebeu o nome de Maria Teresa Carlota (1778-1851), e depois a mais três filhos, Luís (1781-1789),Luís Carlos (1785-1795) e Sofia (1786-1787).     Para se ter uma ideia do quanto a rainha inovava, depois do nascimento do segundo filho (o herdeiro), ela se recusou a dar à luz em público como era costume França.
Bom, como puderam ver a vida de Maria Antonieta não foi fácil, em 1774 ela subiu ao trono e se tornou rainha, o povo não concordava muito com as atitudes da rainha que devido a decepções como a dificuldade do marido desde o começo na consumação do casamento, a morte da mãe e outros fatores, a rainha se refugiou em roupas e sapatos, insinuações de que ela mantinha casos se espalham com o vento, houveram até acusações de um caso com uma mulher. 

A rainha se abalava claro, mas demonstrava atitudes firmes e de muito bom gosto, ela tinha um “estilista” por assim dizer e centenas de vestidos dos quais até hoje deslumbram quem os veem. A rainha esbanjava riqueza com suas joias e penteados de até um metro de altura. Maria Antonieta é conhecida como a RAINHA DA MODA. A rainha não só apenas tinha vestidos extravagantes, ela também investia em vestidos mais leves para utilizar no jardim,uma réplica  das vilas camponesas da França, com casinhas simples, vacas e ovelhas que ela recebeu de presente do marido. Para completar o faz-de-conta, Maria Antonieta passou a se fantasiar de pastora. Além de tudo, a rainha ainda atuava em peças de teatro com outros nobres, o que agradava um pouco a corte da França.

Em 16 de outubro de 1793, a rainha que na época já era considerada ex-rainha foi guilhotinada em praça                                                       pública. 

Aqui está uma réplica de seus vestidos que podem ser encontrados no museu da moda do Rio Grande do Sul:

      Mais sobre o museu: Clique aqui, ou aqui, ou até mesmo aqui.

     Aqui vão mais algumas imagens dessa rainha que exalava moda por onde passava:
  


   



    Para quem se interessou por essa Rainha, o filme que conta a história dela se chama "Maria Antonieta",agora que vocês  conhece a história da Rainha, o filme fica de mais fácil compreensão,apesar de não ser tão complexo,com um conhecimento a mais fica melhor e mais interessante assistir ao filme
     Resultado de imagem para maria antonieta filme
     Uma das coisas que eu mais amei no filme foi ela saindo da Áustria para ir conhecer seu futuro marido, é possível perceber o quanto ela muda, o quanto aquela corte mesquinha a fez sofrer e se refugiar em vestidos,jóias e festas.

Imagem relacionada
     O filme conta muito bem a história da rainha, gostei muito do elenco, até o Grey de cinquenta tons apareceu haha (o ator pessoal) ele estava no incio da carreira,sei disso porque minha amiga é apaixonada por ele.O ator interpretou o Conde Fersen, um provável amante de Maria Antonieta.
    Eu gostei bastante do filme,acho que deu pra imaginar bem aquele tempo,sem contar que a atriz que interpretou a Maria Antonieta era maravilhosa,deixou apenas um pouco vaga a questão dos filhos, mas mostrou até a Sofia que morreu bem novinha.
    O que me desapontou um pouco foi que a Maria Antonieta em sua vida gostava de estar na vida política também e no filme não abordou tanto isso, como também os pedidos dela ao marido para a França ajudar a Áustria.
    Quanto aos figurinos,um mais lindo que o outro, amei, os cenários tudo, mostraram cada doces lindos que dava até água na boca.
     Ao assistir o filme é fácil perceber pelo que a rainha passava e como não era fácil viver na corte francesa,em uma cena deletada é possível ver quando a corte realmente a abandona em uma cena na ópera onde ela se levanta para aplaudir o espetáculo e todos se mantém sentados olhando-a com desdém.
       No geral, recomendo muito o filme, quem gosta de história e dessa época também vai gostar.
      Há também outro filme que retrata o romance de Maria Antonieta com uma mulher,sua grande amiga, no entanto eu ainda não assisti e esse romance não é retrato no filme aqui exposto.
Para quem quiser assistir online aqui está o link, o filme esta dublado.


   



Trailer do filme  Maria Antonieta

Só vou falar uma coisa novamente, os figurinos são fantásticos, fiquei de boca aberta , tudo muito bem feito. Algumas imagens do filme:

Resultado de imagem para maria antonieta filme

 


    Espero que tenham gostado da postagem, tentei resumir um pouco a história dela, e se quiserem saber mais pesquisem, seus professores de história irão ficar orgulhosos hehe.


Um Comentário