Imagem relacionada
    Bom, venho aqui contar uma história que os ingleses tentaram apagar lançando-a ao esquecimento, no entanto, o destino pareceu não aceitar que a história desta amizade ficasse perdida, a jornalista Shrabani Basu encontrou na casa de veraneio da Rainha, um retrato pintado em tons de ouro,vermelho e creme de Abdul, um criado segurando um livro, o que chamou sua atenção. “Ele parecia mais um nobre do que um empregado. Isso despertou minha curiosidade”, diz Shrabani em entrevista ao blog É Tudo História. 
Um livro logo foi escrito: Victoria & Abdul – The Extraordinary True Story of the Queen’s Closest Confidant (na tradução, “Victoria & Abdul – A Extraordinária História Real do Confidente Mais Próximo da Rainha”).Mais tarde o livro se tranformou em filme, Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha, com direção de Stephen Frears, Judi Dench no papel de Victoria e Ali Fazal como Abdul Karim. 


A esquerda um retrato da Rainha Victoria com Abdul Karim. A esquerda cena do filme"Victória e Abdul: O confidente da Rainha.


     Abdul Karim  um simples escriturário em uma prisão de Agra (índia) que conquistou a amizade de uma das monarcas mais marcantes da história, a Rainha Victória.  foi enviado à Inglaterra devido ao jubileu de ouro da soberana, Abdul deveria entregar a Rainha um mohur uma espécie de moeda comemorativa. No filme a cena é muito bem interpretada e o que chama a atenção é o contraste entre os indianos e os ingleses, haviam tantas regras apenas para levar a moeda em uma bandeja para a Rainha, os indianos se sentem perdidos e deslocados. Talvez seja essa a razão pela qual Abdul mesmo com a amizade da Rainha queria ardentemente retornar para sua terra natal, a soberana para evitar que seu servo a deixasse lhe ofereceu todas as honrarias possíveis. Deu a ele o status de nobreza e o declarou Munshi (professor).

   O filme desenvolve de forma majestosa a relação das duas pessoas de mundos tão diferentes que foram capazes de encontrarem uma amizade inigualável, são cenas para rir e para chorar. Segundo Shrabani Basu em sua biografia, "Abdul Karim era alto, inteligente e tinha um olho par arte" , o que faz o ator Ali Fazal perfeito para o papel. A rainha através de Abdul descobre a índia e suas belezas, chegando até mesmo a aprender a língua do país com seu Munshi. 

Imagem relacionada

A amizade entre A Rainha e seu Munshir não foi bem recebida pela corte e por seu filho o futuro Rei Eduardo VII que após a morte de sua mãe, ordenou o confisco de tudo que relacionava Abdul a Rainha Victoria, o leal servo da Rainha foi obrigado a assistir à queima de cartas e todos os registros de sua participação na vida política da monarquia. Abdul retornou então para a índia onde viveu uma vida feliz e confortável. 

Imagem relacionada

     Para conhecer melhor essa história extraordinária assistam ao filme: Victoria e Abdul: O confidente da Rainha, o filme está disponível na Netflix  e é uma boa pedida nesta quarentena, um filme maravilhoso que nos convida a viver uma história quase apagada. 


 Espero que gostem da postagem e do filme haha. Tentei resumir essa história que eu amei conhecer, pesquisem mais sobre, é super interessante, compartilhem aqui o que descobrirem :D
Beijos...
Até a próxima.


Deixe um comentário